sexta-feira, 30 de setembro de 2016


Colecção "Grandes Mistérios"


Livraria Romano Torres - Lisboa

Nº 150

Título:   O fugitivo de Dartmoor

Autor:   Belton Cobb 
Pseudónimo de John Creasey [ UK; 1908 -1973 ]

Título original:   Poisoner's base
Tradução:   Aurora Rodrigues ( Dora )
Capa:
175 pgs

1ª edição na Colecção Grandes Mistérios em 1970
Impresso na Gráfica Santelmo em Lisboa
1ª edição na W. H. Allen, Cº Ltd, London, UK, em 1957

1ª edição (1957)

Cheviot Burmann, inspector
Dartmoor, UK

"Caminhando á nossa frente, enquanto seguíamos de automóvel por uma das estreitas azinhagas de Dartmoor, numa tarde do começo de Junho, ia uma rapariga transportando uma mala que parecia demasiado pesada para as suas forças; tinha um ar cansado, como quem vinha de longe. Quase não havia espaço para passarmos a seu lado e a rapariga em vez de se encostar para a margem, colocou-se mais mo meio da estrada e pediu-nos boleia com o polegar."

"A ideia do Inspector Cheviot Burmann de ir gozar as suas férias em Dartmoor, era como um piquenique com a sua família e entreter-se a fazer grinaldas com flores; infelizmente para ele não correu tudo tão bem... Um criminoso fugiu da prisão, situada ali perto, e os rastos dirigiam-se para o jardim da pensão onde os Burmann se tinham hospedado.
Uma rapariga da pensão, morreu, subitamente, e a policia local precisou da cooperação de Cheviot Burmann.
Assim em vez de tecer grinaldas, ele viu-se envolvido na actividade de certas pessoas que pareciam - ou não pareciam - ter ajudado o tal prisioneiro a escapar-se e talvez responsáveis pela morte da rapariga, cuja presença em Dartmoor, estava em relação com o homem que fugira."


Sem comentários:

Enviar um comentário